Exposição

MARCELO D´SALETE | "A história negra em quadrinhos”.

Quadrinista, ilustrador e professor, D´Salete apresenta em sua primeira exposição individual 40 pranchas originais dos desenhos

Sem Descrição

Com uma programação que reúne abertura de exposição e apresentações gratuitas de espetáculos de música e teatro, o mês da consciência negra foi celebrado em grande estilo pelo Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura.
 

No Dia da Consciência Negra (20), às 11h aconteceu a abertura da exposição Marcelo D´Salete - A história negra em quadrinhos. No mesmo dia, às 13h, o artista falou sobre sua carreira e produção artística no projeto Negras Palavras: Encontro Marcado, que acontece no auditório Ruth de Souza.
 

Quadrinista, ilustrador e professor, D´Salete, que recentemente conquistou a edição 2018 do prestigiado Eisner Awards, de melhor edição americana para uma publicação estrangeira – premiação obtida pela HQ Cumbe (2014) – livro que narra a resistência negra no Brasil colonial, apresenta em sua primeira exposição individual 40 pranchas originais dos desenhos produzidos para os livros Angola Janga (2017) e Cumbe.
 

Resultados de longa pesquisa - Angola Janga, por exemplo, consumiu 11 anos entre estudos e criação artística - ambas as publicações dialogam fortemente com a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros.

“Os dramas dos quadrinhos de Marcelo d´Salete apresentam personagens e contextos resvalando ou mergulhando nas palhas da loucura, da doença, da paixão, da obsessão machista e das contradições dos envolvimentos afetivos e sexuais com brancos; gente bailando no passo de uma ética possível em ambiente escravista, tropicando nas tramas da revolta e se aprumando na coluna da vingança”, ressalta o escritor Allan da Rosa.
 

Marcelo D´Salete - A história negra em quadrinhos exibe ainda exemplares das edições estrangeiras de Cumbe, publicado em Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Áustria. Também serão expostos os troféus Eisner Awards 2018, Prêmio Grampo 2018, HQMIX 2018 e o Jabuti 2018 (categoria História em Quadrinhos), estes três últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido em Angola Janga.

Fonte: Museu Afro Brasil

Comentários