Homenagem

Autor de Dragon Ball é nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras

FRANÇA: O Ministério da Cultura francês nomeou, em 30 de maio, o mangaká Akira Toriyama, Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, durante uma cerimônia na Embaixada da França no Japão. Uma prova do avanço feito pelos mangás desde a década de 1990.

Sem Descrição

O fenômeno Dragon Ball chegou à França no final dos anos 80 com a transmissão do anime pela TV. A série de mangá original, Dragon Ball, que tem 42 volumes, ainda é atualmente a segunda série de best-seller de manga no mundo, superando Naruto de Masashi Kishimoto de 15 milhões de cópias.

A expansão do universo criado por Toriyama ainda não está completa desde a última série de mangás, Dragon Ball Superestá sendo publicada na revista japonesa V Jump.

Este último recebeu o prêmio, durante a mesma cerimônia, das mãos de Laurent Pic , embaixador da França no Japão. Um mês antes do lançamento da Japan-Expo, que está comemorando seu 20º aniversário este ano, o momento é simbólico.


O editor de Akira, Akio Iyoku, na recepção da Embaixada da França em Tóquio. Foto: Editora Glénat.

No entanto, a ausência durante a cerimônia Toriyama-san, cujas aparições públicas são quase inexistentes, e têm sido há anos. É, portanto, seu editor, Akio Iyoku , que veio receber o prêmio em seu lugar. Esta política de discrição ainda tem algumas falhas desde que aprendemos em março passado a existência de um projeto envolvendo Akira Toriyama e Masako Nozawa , eterna voz do astro da série, Son Goku  !

Este reconhecimento, puramente honorário, também ecoa no Grand Prix do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême 2019, atribuído a Romiko Takahashi , autora de Ranma ½ .

Comentários