Mitos resurgem

Danyael Lopes foi um dos contemplados no ProAC de Quadrinhos em 2018 e vai lançar a hq ‘8pi’

Artista paulistano explora a mitologia Tupi-guarani, seus deuses, crenças, heróis e alguns elementos folclóricos no roteiro

Sem Descrição

A história de 8pi trata da exploração e escravidão de índios, os massacres de tribos para construção de pontes, usinas, barragens que continuam ocorrendo desde Cabral, passando pelo Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva – o Anhaguera – até a recente construção da usina de Belo Monte, além do paradeiro dos Deuses Tupi-guarani após o desaparecimento da tribo Kobanipake, durante a construção do viaduto do Chá, no século 18.

Há também referências à TV Tupi, à novela Aritana e diversos elementos da cultura indígena inseridas no entretenimento popular brasileiro.

O projeto 8pi foi um dos contemplados no Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em novembro de 2018, e tem previsão de lançamento para o fim de 2019.

Sobre o artista
Danyael Lopes nasceu em São Paulo, no dia 18 de agosto de 1971. Iniciou sua carreira de quadrinista em Santa Bárbara D’Oeste (interior de São Paulo). Publicou suas primeiras histórias em quadrinhos na extinta editora Vidente, na década de 1990. Foi contemplado no ProAC de Quadrinhos em 2013 e lançou a hq ‘Cidadão N’ pela Editora Veneta, em 2015.

Conheceu Ayres Campos, o ator que viveu o Capitão 7 – o primeiro super-herói da TV e dos quadrinhos brasileiros nos anos 1950 – e criou uma história do herói em 2006. Continua fazendo o que sempre fez: tocando rockabilly, desenhando quadrinhos e pintando quadrões.


Portfólio do artista                  Site – 8pi                Site - Cidadão N

 

Comentários