5ª edição da DENTE reúne artistas de todo o Brasil em evento gratuito

Quem alimenta interesses pelo universo da autopublicação, das histórias em quadrinhos e do design gráfico sabe que, apesar da crise editorial vivenciada por veículos de comunicação tradicionais e grandes editoras brasileiras, o mercado de publicações alternativas está cada vez mais forte em termos de quantidade, qualidade e visibilidade.

Em 2019, a Dente Feira de Publicações caminha para a 5a edição. Desde 2015, o evento – que é também um coletivo – fortalece o cenário das publicações alternativas no Distrito Federal e promove o intercâmbio entre artistas locais e nacionais. Este ano, a Dente traz novidades: vai ser no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) e com uma programação de cursos, debates e workshops muito mais extensa do que nas edições anteriores.

 

Atividades formativas

 

Entre os dias 05 e 07 de junho, de quarta a sexta-feira, a Dente oferece uma programação gratuita de atividades formativas, como minicursos, oficinas, laboratório de publicações, leituras comentadas ao vivo e conversas com profissionais de diversas áreas temáticas transversais à publicação de livros, impressos e zines. De quarta a sexta, as atividades são especialmente voltadas aos expositores da feira – mas as vagas remanescentes estarão disponíveis à comunidade do DF. No sábado, dia da feira, acontecerão atividades gratuitas e abertas ao público, como oficinas introdutórias de histórias em quadrinhos, zines e experimentação com foto. Pessoas de qualquer idade podem participar.

 

Artistas como Aline Zouvi (SP), Amara Moira (SP), Tatiana Nascimento (DF), Charlene Cabral (RS), Ing Lee (MG), DW Ribatski (PR/SP), João Pinheiro (SP), Kika Sena (AL/DF) e muitos outros serão os responsáveis por repassar conhecimentos aos participantes em atividades enriquecedoras e plurais. A pluralidade, aliás, está no cerne da Dente que traz entre organizadores, convidados e expositores uma variedade potente de gênero, cor, território e sexualidade fazendo arte no Brasil.

 

Para inscrições e mais informações: feiradente.com

 

DENTE Feira de Publicações

 

No dia 08 de junho, sábado, acontece a feira de publicações propriamente dita, com a premiação do Dente de Ouro 2019, além de oficinas e atividades gratuitas, pensadas para quem quer começar a publicar de forma independente. Cerca de 80 expositores e expositoras do Distrito Federal e de diversas regiões do Brasil estarão presentes com zines, pôsteres, adesivos, livros artesanais, histórias em quadrinhos e diversos outros tipos de materiais alternativos e autorais. Muitas são as plataformas e linguagens exploradas pelos publicadores presentes, e a feira busca fortalecer não apenas o intercâmbio entre artistas, mas também a interação entre autores, criadores e o público em geral.

Como o restante das atividades, o acesso à feira é gratuito. Pessoas de todas as idades e localidades do DF estão convidadas para irem ao Espaço Cultural Renato Russo, na 508 sul, apreciar um dia de imersão em publicações alternativas e autorais que não circulam no meio editorial e comercial convencionais. O espaço fica na W3 Sul, local de fácil acesso por diversos meios de transporte.

 

Prêmio Dente de Ouro

 

Com o intuito de valorizar o cenário das publicações alternativas, a Dente criou o Prêmio Dente de Ouro, que estimula a publicação de obras independentes e reconhece autores e autoras. Esta é a quarta edição da premiação, que acontece desde a segunda edição da feira, em 2016. Neste ano, o prêmio trouxe novidades: além de zines e publicações impressas de quadrinhos, puderam participar também publicações alternativas e impressas de poesia. De janeiro a fevereiro, mais de 250 artistas de todo o Brasil se inscreveram, e os finalistas serão premiados durante a feira. Os primeiros colocados de cada categoria recebem o broche Dente de Ouro feito pela ourives Thelma Avianie e R$ 1000 em dinheiro. Cada categoria do prêmio foi julgada por uma comissão composta por dois jurados convidados e um membro organizador da feira.

 

Acessibilidade e inclusão

Todas as leituras ao vivo, debates e atividades nos sábados recebem um intérprete de libras. Para as demais atividades, a presença de um intérprete pode ser requisitada pelos participantes durante as inscrições, que acontecem durante o mês de maio no site feiradente.com. Além disso, o evento possui política de isenção de taxa de inscrição no Prêmio Dente de Ouro e desconto na taxa de participação da Dente Feira de Publicações para pessoas trans, negras, indígenas, com diversidade funcional e moradoras de regiões periféricas do DF.

Saiba mais:

A Dente é um coletivo de produção de feiras e eventos voltados às publicações alternativas e autorais que não circulam no meio editorial e comercial convencionais, sejam elas livros, zines, revistas, impressos ou outros formatos. Histórias em quadrinhos, artes plásticas, poesia, literatura ou fotografia são algumas das variadas linguagens disponíveis para quem visita a feira, que conta sempre com uma grande diversidade de trabalhos e de pessoas.

 

A Dente Feira de Publicações, principal produção do coletivo, é uma feira nacional e anual, que surge com o objetivo de legitimar Brasília como ponto de referência dentro do mercado editorial, de dar visibilidade e destaque à produção brasiliense e independente, proporcionar o contato entre a comunidade do Distrito Federal e produções de outras regiões do país. Entre uma e outra feira Dente anual, outros eventos contemplam a produção regional do Distrito Federal com o intuito de estimular a formação de público, como as feiras Dente de Leite, a Feira 1,99 e zoeiras zineiras como a Olimpíada de Zines.

 

A Dente é uma proposta construída em conjunto por oito editores e autores de Brasília: Ana Terra, Daniel Lopes, Heron Prado, Livia Viganó, Lovelove6, Lucas Gehre, Salu e Tais Koshino.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Atividades do dia 05, quarta-feira:  

Laboratório de Publicações com Charlene Cabral (RS), Laura Daviña (SP) e Tatiana Nascimento (DF)

O Laboratório de Publicações tem o objetivo de oferecer estrutura física e orientação crítica para a realização de projetos autorais durante o período de dois dias do ciclo de atividades formativas Dente 2019. Os participantes serão acompanhados por uma equipe de orientação que será composta por três publicadoras experientes em produção editorial e alternativa. Em 2019, essa equipe será formada por Charlene Cabral, Laura Daviña e Tatiana Nascimento, e cada uma delas selecionará de um a três projetos inscritos para orientar diretamente. Haverá um espaço à disposição dos participantes com infraestrutura e materiais básicos para a confecção e impressão de seus projetos. A expectativa é que até nove projetos de publicação sejam realizados no laboratório, resultando em protótipos ou pequenas tiragens do que foi realizado.

 

Minicurso Projeto e Documentário Gráfico com Daniel Eizirik (RS)

Minicurso de Risografia com Fuio Printshop (DF)

Leitura comentada da obra Síncope com Aline Zouvi (SP)

Atividades do dia 06, quinta-feira:    

Laboratório de Publicações com Charlene Cabral (RS), Laura Daviña (SP) e Tatiana Nascimento (DF)

Minicurso Narrativas Gráficas Através do Inconsciente com DW Ribatski (PR/SP)

Minicurso Escrever, esse dificiofícil com Amara Moira (SP)

Debate Historiografia e HQ com Aline Lemos (MG), Sirlene Barbosa (SP) e João Pinheiro (SP)

As obras Artistas Brasileiras, de Aline Lemos, e Carolina, de Sirlene Barbosa e João Pinheiro, desenvolvem-se a partir de pesquisas historiográficas e procuram reviver a memória de mulheres brasileiras importantes cultural e politicamente. As autoras e o desenhista discutem seus métodos e desafios na produção das obras, enquanto refletem sobre conteúdos da historiografia aplicados à pesquisa e elaboração da linguagem das histórias em quadrinhos.

 

Atividades do dia 07, sexta-feira:  

Debate Zine e Políticas Identitárias com Ing Lee (MG), Jupiter Coroá (DF) e Laila Santanna (DF)

A zine e a autopublicação constituem a história da impressa alternativa, de movimentos políticos e de contracultura no Brasil e no mundo. Publicadoras de contextos diversos e com experiências dissidentes da heteronorma racista discutem a zine como plataforma e faísca de poder para vozes que dispensam permissão para falar.

 

Debate Zine e Educação com Dani Dumoulin (DF), InfoZine (MG/DF) e Matheus Ferreira (MG)

A zine pode ser um instrumento formativo em potencial para facilitar conteúdos curriculares, transversais e políticos, estimulando a autonomia, criatividade e a leitura. Educadores e publicadores debatem a zine como ferramenta de formação em ambientes escolares e informais de aprendizagem.

 

Debate Zine e Poesia com Francis Espíndola (DF), Pedro Ivo (DF) e Tatiana Nascimento (DF)

Poetas e publicadores discutem sobre suporte e linguagem, debatendo sobre como a zine influencia desde a criação até a divulgação e distribuição de seus trabalhos, explorando as diferentes possibilidades de materialização da poesia em formatos impressos.

 

Debate Zine e Cidade com Ana Terra (DF), Fernanda Meireles (CE) e Laura Daviña (SP)

Numa zine se reflete e se elabora nossa relação com a cidade, seus espaços públicos e privados, convergindo questões geográficas, urbanísticas, filosóficas e estéticas. A partir de suas pesquisas e obras, publicadores discutem a cidade impressa.

 

Atividades do dia 08, sábado:

Feira de publicações alternativas e fora do circuito comercial tradicional das 10h às 22h

Cerca de 80 expositores e expositoras do Distrito Federal e de diversas regiões do Brasil estarão presentes com zines, pôsteres, adesivos, livros artesanais, histórias em quadrinhos e diversos outros tipos de materiais alternativos e autorais.

Oficina de escrita Da voz à escrita, da escrita à voz com Kika Sena (AL/DF)

Oficina de serigrafia Área de Impressão com Neno (DF)

Oficina básica de zine com Matheus Ferreira (MG)

Oficina Desviar do zine e cair no buraco: oficina experimental de fotografia, autoficção&brilho com Thalita Perfeito (DF)

 

Leitura comentada da obra Carolina com Sirlene Barbosa (SP) e João Pinheiro (SP)

 

Premiação Dente de Ouro 2019

Leitura ao vivo da obra Carolina com Sirlene Barbosa (SP) e João Pinheiro (SP)

 

Serviço:


DENTE Feira de Publicações
Atividades formativas:
05, 06 e 07 de junho de 2019
Quarta, quinta e sexta-feira
Horários diversos
Gratuito

 

Feira:
08 de junho de 2019
Sábado
10 às 22h
Acesso livre

 

Local (feira e atividades):
Espaço Cultural Renato Russo. CRS 508 (Via W3 Sul), Asa Sul, Brasília – DF

Comentários