CosDay

Dia Mundial do Cosplay é celebrado por milhares em todo mundo

Fans se reúnem para ser heróis pelo menos um dia no ano o CosDay reúne milhares em todas as partes do mundo.

Sem Descrição

Desde a Convenção Mundial de Ficção Científica de 1939 (Worldcon), onde Forrest J. Ackerman com a fantasia chamada “futurecostume” e Myrtle R. Douglas (a direita na foto) com uma versão do vestido do filme de 1936 “Things to Come” pela primeira se usou uma fantasia durante um evento.

Mas foi só em 1979 que surgiu de fato o primeiro cosplay. Karen Schnaubelt apresentou-se na convenção desse ano usando o traje do personagem de anime Captain Harlock (à esquerda na foto).

O que tornou-se uma prática comum nas Worldcons, com a criação de concursos e atrações próprias, estendendo-se as convenções de quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. 

 

Foi por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso ao visitar uma Worldcon e ver as pessoas fantasiadas, que fenômeno do cosplay desembarcou no Japão na década de 80 que durante as Comic Markets (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dojinshi.

 

O costume de se vestir como seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videogames com o passar do tempo, se estendendo a outros conceitos e culturas.

Com a popularização do anime nos anos 90, Esse costume de se caracterizar como seu herói preferido ganha a denominação proveniente do japonês "Kosupure" a tradução literal para o português seria "disfarçar-se de um personagem" uma abreviação de "costume roleplay" o cosplay tornou-se popular no mundo todo. A escolha da data 21 de julho surgiu por iniciativa da cosplayer estadunidense Jennifer Alice e vem sendo comemorado em várias partes do mundo sempre no último sábado do mês de agosto.

Já o Cosplay Day ou Dia do Nacional do Cosplay ou Dia dos Cosplayers é uma data nacional onde se celebra a prática do cosplay, os cosplayers (praticantes de cosplay) e os cosmakers (confeccionadores de vestimentas e adereços de cosplay), surgiu por iniciativa do Adrian D. Oliveira, do Melhores Cosplays do Mundo (MCM) no ano de 2011 e sendo escolhido por votação, pelo, então, perfil do MCM, o público do mesmo votando no mês e dia que seria melhor para a celebração, ficando decidido o dia 21 de Julho.


Foto: Yali Nakashima

No último domingo (21) vários estados foram “invadidos” por personagens de filmes, mangás, animes e HQs, organizado pelo grupo em parceria com o Portal Central Otaku e 4Cosplay Magazine, o evento contou com ações comemorativas nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, rio de Janeiro, Rio Grande do Norte (onde o evento foi realizado no dia 20), Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Foram milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil mostrando criatividade na hora de “ser um personagem”. O Pará não ficou de fora, em Belém organizado pelo Grupo Kanzentai o CosDay 2019 acontece hoje na Praça Batista Campos com desfile, brindes e sessões de fotos.


Foto: Yali Nakashima

"No evento são feitas novas amizades, e unimos cada vez mais as pessoas que gostam do assunto”. Disse o criador do grupo MCM, Adrian D.Oliveira.

Dia Estadual do Cosplay

Uma iniciativa do Grupo Nerd Show Pará que protocolou junto a ALEPA, tenta trazer fomento para projetos e eventos relacionados a cultura pop. A data estipulada seria o dia 18 de novembro que instituiria como Dia Estadual do Cosplay.

 

Comentários