Reta final

Júri de especialistas divulga os classificados para o Oscar das HQs 

Prêmio será entregue em setembro. Lista de 278 indicados será submetida agora à opinião de 2 mil profissionais do ramo em todo o Brasil, para escolha dos melhores em 35 categorias.

Foi divulgada no site do evento a lista de 278 classificados dos mais de 1.200 inscritos ao Troféu HQ Mix, também chamado de Oscar das HQs, a mais tradicional premiação do gênero no Brasil. Começa agora a etapa final para a escolha definitiva dos vencedores em 35 categorias, que serão anunciados no dia 15 de setembro, no SESC Pompeia, em São Paulo.

A escolha dos indicados foi feita por um júri especializado composto por Audaci Junior, Carlos Neto, Daniela Baptista, Marcelo Naranjo, Michelle Ramos, Nobu Chinen, Silvio Alexandre e Telio Navega. Agora, as cédulas com as indicações vão para a votação de um júri nacional de mais de 2 mil profissionais da área de quadrinhos.

O Troféu HQ Mix é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráfricas e foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual. A cada ano, a escultura do troféu homenageia autores brasileiros e seus personagens. Ano passado, como foi o 30º HQ Mix, dois autores foram homenageados: Mauricio de Sousa e Ziraldo, com referências à Mônica e ao Menino Maluquinho. Neste ano, ainda é surpresa.

A Sesi-SP Editora se destaca entre os indicados com mais de dez títulos em diferentes categorias. Ela também disputa na categoria Editora do Ano, prêmio que já conquistou em 2017, na 29ª edição. Entre os trabalhos indicados está Castanha do Pará, na categoria Exposição.

Editado em forma de fábula, o livro reconta uma situação cada vez mais comum nos dias de hoje: Castanha é um menino-urubu que vive suas aventuras pelos cenários do tradicional mercado público Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Mora sob o céu aberto e sobrevive dos furtos e das migalhas de atenção que sobram do mundo ao seu redor. O autor, Gidalti Jr., é mineiro mas morou durante um tempo em Belém do Pará, onde se formou em Publicidade. Ele foi o primeiro ganhador do Prêmio Jabuti de HQ.

Comentários