Stop Motion

Criaturas icônicas de Ray Harryhausen ganham exposição

A maior e mais ampla exposição da obra de Harryhausen já vista, além dos modelos e obras de arte, itens pessoais que nunca foram exibidos antes, como o equipamentos e ferramentas.

Ray Harryhausen (1920-2013) animando o modelo de esqueleto (Simbad e a Princesa, 1958) © The Ray and Diana Harryhausen Foundation (Charity No. SC001419)

Sinônimo da animação em stop motion Ray Harryhausen (1920-2013) é o cara, por esta e por outras boas razões. As contribuições de Harryhausen para filmes como "Monstro do Mar Revolto" (It Came from Beneath the Sea), "Simbad e a Princesa" (The 7th Voyage of Sinbad), "Jasão e os Argonautas" (Jason and the Argonauts) e Fúria de Titãs (Clash of the Titans) o imortalizaram como uma lenda.

Sua arte já recebeu várias homenagens de vários diretores de cinema como Chuck Russell em "A Hora do Pesadelo" e Sam Raimi em "Uma Noite Alucinante 3". No próximo ano, a Galeria Nacional de Arte Moderna da Escócia presta homenagem ao mestre do stop motion com Ray Harryhausen: Titã do Cinema.

Segundo o Creative Boom , será "A maior e mais ampla exposição da obra de Harryhausen já vista", incluindo materiais previamente inéditos e restaurados.

Criaturas clássicas do cofre de Harryhausen que foram restauradas incluem:

Medusa, Fúria de Titãs

Esqueletos, Jasão e os Argonautas

Kraken, Fúria de Titãs

Alossauro, Mil Séculos Antes de Cristo

Minaton, Sinbad e o olho do tigre

“ Nossos planos para celebrar o centenário de papai nas Galerias Nacionais em Edimburgo são emocionantes; se ele ainda estivesse vivo, ficaria muito entusiasmado com todos os nossos planos para 2020! É maravilhoso poder exibir tanto da coleção do papai: o espaço nas Galerias nos dá um amplo escopo para exibir o maior número possível de modelos e obras de arte, além de itens pessoais que nunca foram exibidos antes, como o equipamentos e ferramentas ". Disse Vanessa Harryhausen, filha de Ray.

A exibição começará em 23 de maio de 2020 . Saiba mais sobre no Creative Boom.

Comentários