76 anos

Amapá ganha homenagem da Turma da Mônica

Criado como Território Federal em 13 de setembro de 1943, e elevado à condição de Estado em 1988, o lugar ganha uma homenagem da Turma da Mônica no aniversário de 76 anos.

Quarta-feira (11) o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa divulgou o vídeo em que mostra a ilustração que homenageia o Estado do Amapá.

A arte foi apresentada em sessão solene no Senado, onde o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, agradeceu o convite do presidente do Congresso Nacional, senador amapaense Davi Alcolumbre por participar da homenagem ao Estado que completa 76 anos na sexta.

O Estado fica no extremo norte do território brasileiro, fazendo fronteiras com o Pará, Suriname e Guiana Francesa. Até o século XVII, a área correspondente ao estado pertencia aos espanhóis. Em 1637, a região foi doada ao português Bento Perente e passou a ser chamada de Costa do Cabo Norte, sendo alvo de constantes invasões por ingleses, holandeses e franceses.

As invasões não cessaram mesmo depois da proclamação da Independência do Brasil, em 1822, quando a região ainda era ligada à província do Pará. Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico do Amapá, em 1943, o Governo Federal desvinculou o Amapá do Estado do Pará, e transformou-o em Território Federal. Mas em 1988, através das disposições da nova Constituição Federal, o Amapá tornou-se definitivamente Estado, tendo como capital a cidade de Macapá.

Comentários