Plágio

Marvel é processada por roubar música para abertura de X-Men

O tema de abertura da série é um dos mais memoráveis da história da animação. Aquela guitarra, permanece incorporada no cérebro de toda uma geração de fãs da Marvel.

Marvel é processada por plágio

 

Agora essa música pode ter causado problemas para a Marvel. O segundo o site TMZ, Zoltan Krisko entrou com uma ação contra a Marvel, Disney, FOX, Apple, Amazon e outras empresas conectadas a mídia de X-Men.

 

O processo alega que o tema de X-Men foi roubada de um programa de televisão mais antigo, a comédia de suspense policial húngara "Linda", sucesso da TV húngara de 1984 a 1991.

Krisko administra a propriedade do compositor húngaro Gyorgy Vukan, que criou e protegeu os direitos autorais da música tema usada em Linda em 1983. Krisko acredita que os executivos da televisão envolvidos na criação de X-Men teriam ouvido a música tema de Linda enquanto estavam em contato com membros da indústria cinematográfica húngara durante os anos 80.

 


Krisko afirma que nunca ouvira a música-tema X-Men até 2017, e é por isso que demorou tanto para entrar em ação. Ele afirma que a música tema supostamente roubada teve um papel significativo no sucesso do programa de animação. Agora ele quer que a propriedade de Vukan veja uma parte significativa dos lucros.

X-Men, também conhecida como X-Men: The Animated Series é uma serie animada de televisão estaduniense que estreou em 31 de outubro de 1992  no canal Fox Kids. A série durou 5 temporadas, com um total de 76 episódios, encerrando sua exibição em 1997.

No Brasil, foi exibida pela Globo, na TV Colosso em meados dos anos 90, voltando a ser exibida na edição de sábado da TV Globinho até o mesmo ser substituído pelo programa TV Xuxa. A série voltou a ser exibida na TV Globinho diária por um curto período de tempo. 

O processo ocorre em um momento interessante. Espera-se que X-Men faça parte dos lançamentos da Disney + . Também há rumores de que os criadores do programa estão tentando ressuscitá-la com novos episódios no serviço de streaming.

O que você acha do processo sobre a música tema dos X-Men? Deixe-nos saber nos comentários.

Comentários