Acessibilidade

Artista ministra curso de quadrinhos com a interpretação simultânea em Libras

Danyael Lopes lança série de vídeos sobre as etapas de criação de histórias em quadrinhos. Os vídeos, que contam com interpretação simultânea em Libras, serão disponibilizados gratuitamente no YouTube e na página do Facebook do artista e fazem parte da contrapartida do ProAC.

Série de oito vídeos criados pelo quadrinista Danyael Lopes, que serão disponibilizados no YouTube, com a interpretação simultânea do conteúdo em Libras.

“Criação de cenários e roteiro para histórias em quadrinhos”, “Tipos de personagens”, “Características físicas e psicológicas de personagens” e “Anatomia de personagens” são alguns dos temas da série de oito vídeos criados pelo quadrinista Danyael Lopes, que serão disponibilizados no YouTube, com a interpretação simultânea do conteúdo em Libras – Língua Brasileira de Sinais, permitindo total acessibilidade. As videoaulas fazem parte da contrapartida do projeto da hq ‘8pi’, que foi uma das contempladas no Programa de Ação Cultural - ProAC de 2018, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

De acordo com o artista, o uso da tecnologia é uma forma de quebrar barreiras, ultrapassar os limites geográficos e atingir pessoas de todas as regiões do Brasil. “Acredito que a Internet já se estabeleceu como ambiente ideal para entretenimento, busca de informações e aprendizado, de acordo com a infinita oferta de cursos online. Em cada vídeo, procurei apresentar algum livro, técnicas de desenho e de criação de persongens, roteiros, entre outros elementos, e mencionei diversos autores e até cineastas que são verdadeiras inspirações para quem quer começar a contar histórias em quadrinhos”, destaca.

Os vídeos serão lançados às quartas-feiras e aos sábados, sempre às 20h (horário de Brasília), de acordo com as datas listadas abaixo. As pessoas que quiserem enviar dúvidas sobre as aulas, poderão deixar comentários nos próprios vídeos ou enviar pelo formulário, as quais serão respondidas na live do dia 13/11, às 20h30, quando todas as videoaulas já estarão online.

Links:
YouTube:
Facebook
Instagram:


Sobre o Artista
Danyael Lopes nasceu em São Paulo, no dia 18 de agosto de 1971. Iniciou sua carreira de quadrinista em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo. Publicou suas primeiras histórias em quadrinhos na extinta editora Vidente, na década de 1990. Foi contemplado no ProAC de Quadrinhos em 2013 e lançou a hq ‘Cidadão N’ pela Editora Veneta. Em 2018, foi contemplado mais uma vez no ProAC de Quadrinhos e está produzindo a hq ‘8pi’, com previsão de lançamento em 2020.
Conheceu Ayres Campos, o ator que viveu o Capitão 7 – o primeiro super-herói da TV e dos quadrinhos brasileiros nos anos 1950 – e criou uma história do herói em 2006.

Comentários