coprodução

Animação nacional “Viola e Tambor” vai ao ar nos canais Disney da América Latina

Série “Viola e Tambor” é uma coprodução entre o estúdio Hype de Porto Alegre e o chileno Punkrobot

Animação nacional “Viola e Tambor” vai ao ar nos canais Disney da América Latina

A série de animação "Viola e Tambor" ("Guitar & Drum" em inglês), em produção pelos estúdios de animação PunkRobot (Chile) e Hype (Brasil), irá ao ar nos canais Disney da América Latina. A direção fica a cargo de Antonia Herrera e María Elisa Soto-Aguilar, sócias da PunkRobot, responsável pelo curta "Bear Story" (2014), a primeira animação latino-americana a vencer um Oscar. Pato Escala ("Bear Story") e Gabriel Garcia ("Ed") dividem a produção executiva. O financiamento é do fundo do Conselho Nacional Chileno, Fondo CNTV Universidade de las Américas (UDLA, Chile) e Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES Procult (Brasil). A previsão de estreia está marcada para o dia 4 de novembro no canal por assinatura Disney Junior Brasil. Maiores informações no link.


"Viola e Tambor" é uma série de TV voltada para o público pré-escolar, com idades de três a seis anos. Cada episódio tem cinco minutos de duração e a primeira temporada é composta por 52 episódios. A série conta a história de Viola e Tambor, dois instrumentos musicais que são amigos inseparáveis. Eles vivem em uma pequena cidade com outros instrumentos, onde brincam e se divertem em diversas aventuras com seus amigos. O projeto da animação também prevê o desenvolvimento do game para dispositivos móveis.


Alinhado com o compromisso da Disney de promover diversidade e inclusão através de histórias, personagens, produtos e experiências de entretenimento, "Viola e Tambor" é sobre como as diferenças nos fazem especiais. A série ilustra o compromisso da Disney em oferecer conteúdos que reflitam o mundo à nossa volta e que as crianças possam se identificar com representações de diferentes perspectivas: de aspectos culturais a habilidades pessoais, gêneros, gostos particulares, etc. Também, os episódios reforçam conceitos como auto-estima, empatia, amizade, trabalho em equipe, entre muitos outros. Para o estúdio, a série busca inspirar positivamente as crianças a construir um mundo melhor, para celebrar a diversidade e respeitar o próximo.


As vencedoras do Oscar e diretoras de "Viola e Tambor" María Elisa Soto-Aguilar e Antonia Herrera.


Segundo as diretoras Antonia Herrera e María Elisa Soto-Aguilar: "’Viola e Tambor’ é um projeto muito especial para nós. Não apenas por ser o primeiro programa de TV que dirigimos, mas também pela poderosa mensagem de aceitação, respeito aos outros e empatia. Esperamos que inspire crianças a serem mais gentis umas com as outras, e que ajude a enxergar as diferenças de forma positiva”, explicam. Para as criadoras, cada instrumento tem um som diferente e juntos podem criar uma bela melodia, como cada criança com suas vozes e sonhos podem criar um mundo melhor. “Nós queríamos fazer um programa sobre um grupo de personagens diversos, masculinos e femininos, que aprendem com conviver e brincar juntos de uma forma divertida e respeitosa", concluem as diretoras.


"Séries pré-escolares geralmente passam uma mensagem positiva e uma das nossas bandeiras é promover a diversidade: entender o próximo e o valor da diversidade são essenciais. Este é o coração da nossa série", explica o produtor porto-alegrense Gabriel Garcia. Além disso, diversão, música e dança são uma parte importante do programa. "Tecnicamente, 'Viola e Tambor' é bem claro e simples para que as crianças possam melhor entender e se identificar. A estética é minimalista, mas guarda uma mensagem importante por trás", resume.


Sinopse

Viola e Tambor adoram brincar, dançar e fazer músicas juntos. Embora sejam muito diferentes um do outro, eles são melhores amigos! Viola é muito extrovertida e adora conversar, enquanto Tambor é um pouco mais quieto e observador. Ambos vivem em uma pequena cidade junto com outros instrumentos musicais (e uma Abacaxi!), onde vivem diversas aventuras. Viola e Tambor é uma série pré-escolar que celebra a diversidade. Através de uma variedade de personagens que são diferentes em suas particularidades, Viola e Tambor procura demonstrar como nossas diferenças nos fazem especiais e nos empoderam para construir um mundo melhor. Cada instrumento musical tem um som único, que quando juntos, fazem uma bela melodia. Os episódios reforçam conceitos como auto-estima, empatia, amizade, trabalho em equipe e muitos outros.

 

Sobre Punkrobot

Punkrobot é um estúdio de animação de Santiago, Chile, fundado por Antonia Herrera, Gabriel Osório, Maria Elisa Soto-Aguilar e Pato Escala. Desde 2008 o estúdio tem criado e desenvolvido múltiplos projetos para televisão, cinema e publicidade, com uma comprometida e talentosa equipe de artistas, designers e animadores. Em 2016, seu curta-metragem “Bear Story” recebeu um Academy Award, tornando-se a primeira animação latino-americana a ganhar um Oscar.

 

Sobre Hype

Hype é um estúdio de animação de Porto Alegre, dedicado a produção de filmes e séries. O estúdio é responsável pelo premiado curta-metragem “Ed” (2013). Com o sucesso da série “Dino Aventuras” (2015), produzido pela Danone-Cinefilm e transmitida pelos canais Disney Junior e Disney Channels, o estúdio decidiu ingressar no mercado de propriedade intelectual criando o Hype Lab para desenvolver marcas e produtos para comercialização, plataformas multimídia, direitos e licenciamento. Outro projeto de sucesso produzido pelo estúdio é “Tainá e os Guardiões da Amazônia” (2018), série baseada no filme brasileiro Tainá e transmitida pela Nickelodeon.

 

"Viola e Tambor"

Direção: Antonia Herrera e María Elisa Soto-Aguilar
Produção executiva: Gabriel García e Pato Escala
Produção: Constanza Gómez e Marlene Pino
Roteiro: Francisco Contreras, Constanza Luzoro, Javiera Risco, Daniel Castro e Bambú Orellana.

Comentários