Arte & Terror

Uma luz entre o Iluminado e Doutor Sono

O Iluminado será exibido no dia 29 de outubro em alguns estados brasileiros, Para a nossa felicidade, Belém também foi contemplada.

O Iluminado será exibido no dia 29 de outubro em alguns estados brasileiros, Para a nossa felicidade, Belém também foi contemplada.

Desde 1976, as obras escritas por Stephen King são adaptadas para o cinema e televisão. O Iluminado voltara aos cinemas brasileiros, como forma de promover sua continuação Doutor Sono que estréia dia 07 de novembro.  

 
Sobre O Iluminado, o livro foi lançado em 1977 e ganhou uma adaptação cinematográfica em 1980, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd. O filme foi lançado em 23 de maio nos Estados Unidos e 25 de dezembro no Brasil. O Iluminado é considerado um filme de arte de terror.


Na trama, Jack Torrance que é interpretado por Jack Nicholson, é um alcoólatra e aceita um emprego como zelador no hotel isolado chamado Overloock. O hotel esta em baixa temporada e para não ficar sozinho, Jack leva sua esposa Wendy e seu filho Daniel para lhe fazerem companhia. Durante o período de isolamento, Jack aproveita para escrever o seu primeiro romance. Daniel é considerado “Iluminado” por possuir habilidades psíquicas que lhe permitem ver os horrores que ocorreram no hotel. Durante uma tempestade de neve, a família Torrance fica presa e sem comunicação. Forças sobrenaturais que habitam o hotel começam a influenciar a sanidade de Jack, colocando em perigo as vidas de sua esposa e filho.


40 anos depois, Daniel, ou Dan, já é um adulto interpretado por Ewan MccGregor que ainda se recupera dos acontecimentos do hotel Overloock. Dan ainda mantém suas habilidades psíquicas, mas também o legado de seu pai, raiva e alcoolismo. Assim começa o argumento de Doutor Sono, seqüência de O Iluminado, 
Doutor Sono também é uma adaptação de Stephen King de 2013 e acabou sendo aprovado pelo próprio autor dando uma luz para o inicio das gravações. Com direção de Mike Flanagan, Doutor Sono traz o universo criado por Stanley Kubrick. Segundo o diretor Mike Flanagan, o filme será mais longo que O Iluminado.


CURIOSIDADES SOBRE O ILUMINADO
Na época, Stephen King não gostou da versão de Stanley Kubrick de O Iluminado. Segundo o próprio autor, a versão do diretor não foi tão fiel ao livro. Stephen King havia escrito um roteiro que acabou não sendo aceito. Em 1997, Stephen King escreveu e produziu uma segunda versão para a televisão que foi uma minissérie em três episodio com uma duração de uma hora e meia cada. No elenco dessa versão, apenas Rebecca De Mornay era a mais conhecida. Para a tristeza do escritor. Mesmo essa versão seja mais fiel ao livro é de Stanley Kubrick a mais conhecida e marcante. 


A versão de Stanley Kubrick já foi referencia para outros trabalhos audiovisuais como o clipe “The Kills” da banda 30 Secons To Mars (banda do ator Jared Leto) vivenciando algumas cenas do filme. Outra referencia foi uma cena para o Jogador Nº 1, de 2018, de Steve Spielberg que também dirigiu A.I. – Inteligência Artificial, de 2001, projeto de Stanley Kubrick. Infelizmente Stanley Kubrick faleceu em 1999 depois de mostrar o corte final de De Olhos Bem Fechados e não viveu ver a recepção desses dois últimos trabalhos.


Mas O Iluminado também tem suas referencias. Em uma cena de perseguição do hotel,o personagem de Jack Nicholson esta com um machado destruindo uma porta e diz “Here’s Johnny!” faz referencia ao clássico russo A Carruagem Fantasma, de 1921, de Victor Sjostrom.


2019 tem sido um bom ano para as obras de Stephen King. Com os remakes de Cemitério Maldito e a segunda parte de IT chegou à vez de Doutro Sono.
Para quem nunca assistiu O Iluminado essa será a grande oportunidade nos cinemas. Para quem já assistir na época é sempre bom rever um clássico de terror. 

SERVIÇO:
O Iluminado será exibido no dia 29 de outubro em alguns estados brasileiros, Para a nossa felicidade, Belém também foi contemplada. A exibição será nas salas do Cinepolis (Shopping Boulevard) e Cinesystem (Shopping Metropoli), ambos às 20h, legendado.

Comentários