Desagravo

Chargista Latuff será homenageado por policiais

Depois de ter suas charges rasgadas ao meio em exposição no Congresso pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), o desenhista Carlos Latuff terá sua reparação

Charge do artista Carlos Latuff que foi arrancada da exposição e quebrada

Depois de ver uma de suas charges retirada de exposição no Congresso e rasgada ao meio pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), o desenhista Carlos Latuff terá seu desagravo.

O trabalho que gerou revolta no pesselista retratava um jovem negro e algemado morto a tiros, vestindo camisa com estampa da bandeira nacional, enquanto um policial militar se afastava, de arma em punho. Para Tadeu, a charge seria uma ofensa à polícia. Ironicamente, o desagravo a Latuff virá justamente de policiais, que vão homenageá-lo em evento no Rio de Janeiro, amanhã. O desenhista foi convidado a participar do II Congresso Nacional dos Policiais Antifascismo, que será realizado na Associação Brasileira de Imprensa.

Um dos organizadores, o delegado Orlando Zaccone explica à coluna do jornalista Chico Alves do UOL. o motivo da homenagem: "Queremos rebater a fala do deputado do PSL e mostrar que a obra do Latuff não nos ofende. Nós, policiais antifascismo, entendemos que a charge contém uma crítica ao sistema de segurança operado pelo poder político e jurídico. Quem define a política de segurança não são os agentes, mas esse poder".

A retirada e a destruição da charge de Latuff, no dia 19, causou reação dos deputados de esquerda, que foram à tribuna reclamar com discursos emocionados. O próprio presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), repreendeu Tadeu pela atitude. "Ele pode achar o que quiser", disse Latuff, em entrevista à coluna. "O que não se pode é impedir que as pessoas tirem as suas conclusões, retirando a charge da exposição". Na ocasião, o cartunista disse que "se estamos mesmo em uma democracia, que isso não seja admitido". Felizmente, a charge foi reposta no dia seguinte.

 

Comentários