Multiverso

Como os quadrinhos podem (ou não) revelar o fim de "Crise nas Infinitas Terras"

Será que a Crise da TV vai terminar como foi nos quadrinhos?
Sem Descrição

Vai levar um longo mês até sabermos o final de “Crise nas Infinitas Terras". Semana passada vimos 5 partes do multiverso da DC se chocarem, como foi antecipado no "Arrowverse" quando se sugeriu a existência de uma "crise" em um episódio do The Flash de 2014.


Depois de 3 episódios (não sei bem se podemos contar com o do Raio Negro, mas...) só saberemos o final em 14 de janeiro de 2020 quando as duas partes finais irão ao ar nas TVs Estadunidenses.


Já sabemos como termina a "Crise nas Infinitas Terras"?



Temos uma ideia baseada no que aconteceu há mais de 30 anos na minissérie original de quadrinhos de Marv Wolfman e George Peréz, mas, devido às diferenças que separam os quadrinhos do "Arrowverse", fica um difícil saber como vai terminar na TV.


Como a “Crise” original terminou nos quadrinhos e como isso vai (ou não) mudar nos dois episódios finais?


Para entender o final real da "Crise nas Infinitas Terras" original, é preciso entender o contexto que influenciou a DC Comics, Marv Wolfman, e como as pessoas consumiram a mídia em meados dos anos 80.


1985 foi o 50º aniversário da DC. Até então, a continuidade dos quadrinhos da DC havia se tornado excessivamente, complexa e difícil de entender para quem ainda não estava acompanhando as histórias toda semana. Então, para comemorar cinquenta anos, os criativos da DC decidiram usar a "Crise nas Infinitas Terras" para comemorar cinco décadas e revisar o universo para iniciantes. Seria um botão de reset de 12 edições, que permitia que o DC começasse de novo.


Antes de 1985, as histórias em quadrinhos eram um território familiar, mas não havia nada igual à escala que os fãs veriam. Uma minissérie interligando centenas de seus super-heróis favoritos. Era ambicioso, impensável e completamente louco.


A premissa de "Crise nas Infinitas Terras" é quase a mesma da versão da TV o Monitor, um ser alienígena, está tentando impedir seu irmão gêmeo do mal, o Anti-Monitor, de destruir o multiverso. O Monitor recruta super-heróis de todo o multiverso para se unirem contra um inimigo comum.


Alguns vivem, outros morrem. Todos são heróis no final.


Um herói que é a chave é o Espectro. Jim Corrigan, um policial ferido morto a sangue-frio, se torna o Espectro quando uma entidade sobrenatural conhecida apenas como "A Voz" ressuscita Jim e lhe dá superpoderes para combater o mal.
 

Nos quadrinhos, o Espectro aparece no final da história para unir os heróis (e alguns vilões) uma última vez antes de enfrentar o Anti-Monitor. Mais tarde, o Espectro usa o limite absoluto de seus poderes para consolidar as cinco últimas Terras restantes no multiverso, fundindo-as em uma única Terra.


Há outra batalha contra o Anti-Monitor, mas nesse ponto o novo status quo para o DCU foi oficialmente estabelecido. Agora havia uma Terra com uma história, e as sobras de outras Terras.


A "Crise nas Infinitas Terras" da TV


O Arrowverse tornou-se um emaranhado complicado com várias continuidades, algumas das quais se entrelaçam enquanto outras existem isoladamente. Até fãs obstinados lutam para acompanhar. Pode ser hora de uma redefinição, mas como fazer isso? E o que acontecerá ao longo do caminho? Temos um palpite.


Vamos descartar as mortes de Barry Allen e Kara Zor-El, também conhecidos como o Flash e Supergirl, respectivamente. Embora esses dois personagens tenham sido as maiores baixas nos quadrinhos, eles não podem morrer na TV. Não com suas séries ainda no ar. (Além disso, a morte do Flash da Terra-90 cumpriu perfeitamente a profecia do Flash "desaparecendo" em uma crise.)


Semelhante ao seu papel nos quadrinhos, o Espectro aparentemente desempenhará um papel muito importante na versão da TV. Uma grande mudança é que Oliver Queen, de Stephen Amell, que passou anos de seu programa Arrow como o vigilante sombrio Arqueiro Verde, agora tem os poderes do Espectro. E provavelmente será Oliver quem mescla as diferentes Terras do "Arrowverse" em uma.


De que outra forma, Oliver pode usar os poderes do Espectro é desconhecido. Embora possamos confiar que Oliver usará esses poderes de forma responsável, ainda precisamos entender completamente o que significa que o Arqueiro Verde agora tem os poderes de um deus.


Não importa o que aconteça, uma coisa é sempre certa: a Terra sempre precisará de heróis. É apenas uma questão de quantas Terras.


"Crise nas Infinitas Terras" será concluída em 14 de janeiro de 2020.

Fonte: The Inverse