Cartoon

Split Studio lança série animada “O Espadachim de Carvão”

A saga do semideus Adapak e da mortal Sirara, num exótico mundo de fantasia e ficção científica.

Sem Descrição

Com meia hora de duração cada episódio, a série animada 2D inspira-se no visual de artistas consagrados como Moebius e Frank Frazetta, assim como nos universos fantásticos de Robert E. Howard, H.P. Lovecraft e da mitologia suméria (influências diretas da obra literária), para trazer o universo do Espadachim de Carvão à vida.



Com uma fanbase de milhares de leitores no Brasil, recentemente o primeiro volume do Espadachim de Carvão foi selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático, sendo adotado para leitura em sala de aula por escolas de todo o país. A série animada busca conquistar novos fãs, principalmente do público geek jovem-adulto, tanto dentro quanto fora do Brasil. Para isso, além de um arco narrativo dinâmico repleto de reviravoltas, personagens complexos e combates épicos, os criadores apostam na rica animação 2D para fazer um vertiginoso mergulho no mundo de Kurgala e sua enigmática figura central, o semideus Adapak.


Concebida originalmente pelo produtor criativo Fred Mathias e por Affonso Solano, a série é co-criada e dirigida por Vini Wolf, expoente diretor brasileiro que participou das séries animadas "Tromba Trem" e "Irmão do Jorel", além de "Tito e os Pássaros", longa-metragem vencedor do AnimaMundi 2018 e presente na pré-lista de indicados ao Oscar 2019. Por trás da produção está o Split Studio, uma das principais produtoras de animação do Brasil. O estúdio conta com uma centena de profissionais dedicados a dar vida às mais diversas produções animadas, incluindo a nova "Turma da Mônica" (Cartoon Network), "Senninha na Pista Maluca" (Gloob) e, mais recentemente, "WeeBoom", série original coproduzida com a Boomerang para o Brasil e América Latina.


Depois de divulgar um trailer internacional inédito e exclusivo na CCXP 2019, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo, a ambiciosa animação 2D possui todas as chances de repetir fenômenos como “Avatar - A Lenda de Aang”, “Samurai Jack” e “O Príncipe Dragão”. 

"É uma enciclopédia visual" diz o autor Affonso Solano, consultor criativo do projeto, que celebra ao ver sua obra ganhar vida através da animação. "É hipnotizante enxergar um universo que, até agora, só existia na minha mente e na dos leitores e leitoras".

"Identificamos na obra literária elementos e questões que nos permitem criar uma obra audiovisual de relevância para o nosso tempo", pondera o diretor Vini Wolf. "Rapidamente entendemos que um universo tão rico poderia ser adaptado para o público de séries e filmes, respeitando sempre os fãs dos livros. Para isso, optamos pela abordagem full animation pois queremos que as cenas de combate sejam épicas e alucinantes".


Fred Mathias, produtor criativo, comenta que "Os leitores que prestarem atenção extra no trailer notarão referências à lugares, criaturas e personagens presentes nos livros, além de elementos nunca antes explorados". 


Plataformas como o Netflix e Amazon, presentes no Brasil, mostram-se cada vez mais interessadas em produções de alta qualidade, com grande base regional e com potencial para serem globais. "Temos mais espaço para produções com temáticas mais densas e intrincadas. Cada temporada se abrirá e se fechará completamente, em dez episódios de 30 minutos” ressalta Guille Hiertz, produtor executivo e CEO do Split Studio, que também planeja um longa-metragem da jornada de Adapak em Kurgala.


Confira no trailer abaixo:

 

Comentários