Herói

PROVÍNCIA NEGRA | Luiz Gama vira história em quadrinhos

Advogado, negro e abolicionista. Um herói que não pode ser esquecido, Província Negra narra um fato ficcional na vida do jurista Luiz Gama

Lançada no dia 12/02 com roteiro de Kaled Kanbour e arte de Kris Zullo, Província Negra foi vencedor do fomento cultural da prefeitura do munícipio de São Paulo em 2018.

Lançada no dia 12/02 com roteiro de Kaled Kanbour (roteirista de animação e quadrinhos, e professor de língua portuguesa e literatura) e arte de Kris Zullo (desenhista e autor de diversos álbuns, e professor de artes plásticas), Província Negra foi vencedor do fomento cultural da prefeitura do munícipio de São Paulo em 2018, na área de quadrinhos.

Ambientada na São Paulo de 1869, a história transporta os leitores para um momento em que a maior cidade do país tinha um pouco mais de 40 mil habitantes, muita garoa e muita efervescência cultural. A obra faz um retrato da época, com reconstituição dos fatos históricos, da arquitetura da cidade, da música, das artes literárias e do teatro. Também aborda o ativismo político dos paulistanos. O leitor ficará surpreso com a riqueza e complexidade da, literalmente, São Paulo provinciana. Província Negra mistura ficção e realidade produzindo uma graphic novel policial que agrada aos interessados em história, política, Direito e no movimento negro no Brasil. E, principalmente, aos interessados em histórias em quadrinhos.

Por algum motivo, os livros de história não trazem o nome de Luiz Gama: Filho de Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, Luiz Gama foi vendido pelo próprio pai aos nove anos. Foi autodidata, e na juventude frequentou a faculdade de direito do Largo de São Francisco. Advogado, lutou, em pleno regime de escravidão, pela alforria de centenas de escravizados nos tribunais da província, fazendo de sua banca de advocacia a sua trincheira. Era ativista político e reconhecido poeta romântico e satírico. Amigo de Ruy Barbosa, Castro Alves, Angelo Agostini, Paulo Eiró, Raul Pompéia e outros, era uma figura querida e admirada em toda província. E temida. Escravagistas o tinham como o grande inimigo. Políticos progressistas corriam para São Paulo para se aconselhar com ele. Morreu jovem, aos cinquenta anos, de complicações de diabetes. A crônica de seu funeral, escrita pelo Raul Pompéia, é um dos textos mais belos da língua portuguesa.

 

“divulgar a figura histórica de Luiz Gama para o maior número de pessoas e refletir sobre as terríveis condições em que ele se criou, resistiu e lutou pela abolição da escravidão. Personagem que ainda é relevante e fundamental no contexto atual”. Disse Kaled, sobre o objetivo do projeto.

 

 

Província Negra é um álbum de história em quadrinhos que retrata a cidade de São Paulo na metade do séc. XIX, onde um personagem real de nossa história, o advogado negro e abolicionista Luiz Gama, se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista. Ao desvendar a trama, Gama escancara a ideologia que sustentou a escravidão em nossa sociedade, e que, de alguma maneira, ainda ecoa em nossos dias.
 

 

“...nada mais interessante do que ver um álbum em quadrinhos sobre Luiz Gama. Inspirado em fatos de época, utilizando a ficção e os quadrinhos de modo rico, podemos acessar o universo complexo de relações entre Luiz Gama, os abolicionistas e o ambiente de violência sistemática contra grande parcela da população brasileira. A história de Luiz Gama, como sempre, nos inspira.” Marcelo D’Salete

 

Serviço:
Província Negra
Kaled Kambour (roteiro) e Kris Zullo (arte)
1ª Edição – 2019 (80 páginas, 20cmx28cm, P/B)
Gabaju Records & Comics Ltda ISBN 978-65-80923-00-7
Contato: cavalo@gabaju.com.br Tel/Whats – 11 99346-4849
Preço sugerido R$ 25,00

O álbum pode ser adquirido no site da editora: Ou na loja do particular do desenhista: fanpage do Facebook.

Comentários