Release

Quinto número do fanzine Horizonte Zero

Fanzine que publica histórias da pajé Janaína retornou em 2020

A jovem pajé paraense foi criada em 1994, ganhando vida através de uma série de quatro histórias curtas com roteiro de Marcelo Marat e desenhos de Emerson Coe. Depois, ainda roteirizada por Marat, passou para o traço de Emmanuel Thomaz

Um matador de aluguel sendo contratado para mais um serviço e um desenhista absorto demais pela história em quadrinhos que está produzindo. Nessa ordem de aparição, eis os personagens introdutores da HQ Sussurros nas Trevas, que compõe o número 5 do fanzine Horizonte Zero. A história é o sétimo capítulo de uma série ambientada em Belém e protagonizada por Janaína, jovem pajé guardiã de poderes e de conhecimentos ancestrais cuja fonte é o lendário amuleto Muiraquitã. O fanzine traz, também, o oitavo capítulo da série, intitulado Um mergulho no abismo.

Embora seja preciso recorrer às edições anteriores de Horizonte Zero para ter acesso aos capítulos iniciais da saga de Janaína, o leitor que tiver em mãos apenas este quinto número não se sentirá totalmente perdido: Emmanuel Thomaz, editor do fanzine, preparou um editorial que apresenta os personagens centrais da história, entremeados pelos acontecimentos que os levaram até o enredo dos capítulos 7 e 8. É assim que ficamos sabendo, por exemplo, das circunstâncias em que Janaína e Carranca (alcunha do matador de aluguel citado anteriormente) se conheceram, além de entendermos quem foi o responsável por delegar ao desenhista, chamado Daniel, o misterioso e aterrador roteiro de história em quadrinhos...

          
Página 4 de Horizonte Zero #5.
 
 

25 anos de Janaína

A jovem pajé paraense foi criada em 1994, ganhando vida através de uma série de quatro histórias curtas com roteiro de Marcelo Marat e desenhos de Emerson Coe. Depois, ainda roteirizada por Marat, passou para o traço de Emmanuel Thomaz, parceria que rendeu a série de quadrinhos publicada no decorrer das edições de Horizonte Zero. O fanzine surgiu em 2005, e, até 2012, quatro edições vieram a público. A quinta e mais recente edição foi lançada em 2020, durante a programação da Semana do Quadrinho Nacional, no Centur, que ocorreu entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Em 2019, porém, Janaína chegou a aparecer nas páginas de outro fanzine – o sexto e último número de Belém 2019. A história em questão, denominada O hibernante, é uma aventura inédita da personagem, escrita por Emerson Coe e desenhada por Emmanuel Thomaz.

Janaína retirada do primeiro número de Horizonte Zero, no traço de Emerson Coe.
Foto: Juliana Angelim.
 

Como adquirir

As edições de Horizonte Zero (e também de Belém 2019) podem ser adquiridas diretamente com o editor Emmanuel Thomaz, entrando em contato via e-mail nitronorato@bol.com.br ou WhatsApp (91) 98980-8987. Para acompanhar as produções do artista, veja seus perfis no instagram e deviantart.

Capa de Horizonte Zero #5.

Comentários