Animação

BRINQUEDONAUTAS | 1ª temporada ganha estreia este mês na TV Cultura

A série é uma produção do Iluminuras Estúdio de Animação (Icamiabas na Cidade Amazônia). Andrei Miralha (Miritis) e Petrônio Medeiros seguem na direção e Igor Alencar é o responsável pelo character design.

Estréia deste mês (04.20) na TV Cultura, os Brinquedonautas viajam pela Amazônia brasileira em episódios que mostram a diversidade cultural e os modos de vida em diferentes comunidades

Os episódios da série começam a ser exibidos em 06 abril na TV Cultura do Pará  na programação de segunda a sexta, às 18h. Selecionada pelo edital de financiamento Prodav 08 – 2015 - Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro, que apoia a produção de conteúdos para Tvs públicas, e contou com recursos públicos geridos pela ANCINE.

A primeira temporada terá um total de 13 episódios de 7 minutos. Um grupo de cinco crianças viajam pelo mundo, para conhecer brinquedos e brincadeiras, a bordo de um fantástico zepelim que também é uma brinquedoteca flutuante. Por onde passam encontram com outras crianças e aprendem com elas novas e divertidas maneiras de brincar, descobrem novos brinquedos em meio a suas aventuras.

Nesta primeira temporada, viajam por vários lugares da Amazônia.


A série convida para um resgate dos jogos, brinquedos e brincadeiras infantis de crianças das mais diferentes regiões, povos, culturas e etnias, a cada episódio acompanhamos um novo encontro com crianças que vivem e brincam em quilombos, territórios indígenas, comunidades ribeirinhas, mas também em ruas, bairros, praças de grandes e pequenas cidades da Amazônia.
 

“Cada personagem, possui uma relação diferente com os brinquedos e brincadeiras, além de colocar em foco a inclusão social por meio de personagens que apresentam necessidades especiais” destaca Andrei Miralha um dos diretores e produtores da série.

 

O que os brinquedos e brincadeiras dizem sobre as diferentes formas que crianças vêem e interpretam o mundo? Essa é a questão central que a série BRINQUEDONAUTAS se faz em cada um dos episódios.

Confira alguns trechos da animação abaixo:

 


Produzido completamente em Belém do Pará com uma equipe multicultural, a série Brinquedonautas é assinada pelo Iluminuras Estúdio de Animação, que contou com a participação de mais de 50 profissionais, entre roteiristas, animadores, ilustradores, dubladoras, editores, músico, storyboarders, produtores, etc.

“O estúdio contou tanto com profissionais experientes quanto formou profissionais novos, que hoje estão aptos para trabalhar no mercado de animação em qualquer parte do mundo.“ disse Otoniel Oliveira, integrante da produção.

Se as diferenças sociais, culturais e ambientais fazem com que as crianças sejam tão diferentes umas das outras, existe algo que é comum a todas: a brincadeira.

Na série, cada episódio traz um clipe musical da brincadeira apresentada. Todas as canções, arranjos e trilha sonora foram criadas pelo músico André Moura, cada música procurou trazer, sempre que possível, alguma referência do local visitado pelos BRINQUEDONAUTAS.

Disponível  para todas as TVs públicas do Brasil. a série vai para a Nat Geo Kids, mas ainda sem data de estréia. Quem estiver fora de Belém pode ver no link TV AO VIVO

Comentários