Site

Wikipédia das história em quadrinhos no Brasil

Desde 2007, essa plataforma colaborativa tem como objetivo de registrar todas as HQs publicadas no país

O site que registra a história dos quadrinhos no Brasil

Desde então, milhares de histórias, nacionais e internacionais, foram publicadas no país. O site Guia dos Quadrinhos tem a missão de preservar a memória das HQs no Brasil.

No ar desde 2007, o Guia dos Quadrinhos é parte enciclopédia, parte banco de dados. Lá, os leitores podem encontrar informações sobre revistas, personagens, autores e editoras, em um panorama da trajetória das HQs no Brasil.

 

“A finalidade do Guia dos Quadrinhos é catalogar todos os quadrinhos que foram publicados no Brasil. Mas isso é apenas o começo. O segundo objetivo do site é formar um banco de dados com o maior número possível de ligações sobre uma revista, um artista, um personagem”, diz o texto de apresentação do jornalista Edson Diogo, criador do site.

 

Ao todo, são cerca de 300 mil revistas registradas, entre títulos nacionais e estrangeiros. O catálogo é montado pelos próprios usuários, e o site depende de doações para se manter no ar.

A plataforma também conta com uma página na qual o usuário pode descobrir quais HQs estavam circulando nas bancas do país no mês e no ano em que nasceu. Há ainda uma página dedicada à divulgação de trabalhos acadêmicos sobre quadrinhos, entre TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado. O acesso aos artigos é gratuito.

Fonte: Nexo

Comentários