Rio Negro

O terror lovecraftiano encontra os contos da amazônia em HQ nacional

HQ de horror traz elementos tradicionais do nosso folclore, misturando Lovecraft e criptozoologia

Se Descrição

Inspirado em fatos reais, mitos indígenas e no autor H.P. Lovecraft, Rio Negro traz o horror cósmico para as terras brasileiras reinterpretando os mitos indígenas de forma inusitada e assustadora... Criado e ilustrado por Ikarow. O quadrinho recentemente teve publicada sua segunda parte "RIO NEGRO 2 - Lendas da Primeira Tribo".

 

Eu sempre fui um fã de Lovecraft e já planejava fazer uma adaptação de um conto do autor um cenário brasileiro, mas, um dia, enquanto rascunhava a história, minha esposa, que é professora de crianças, comentou comigo sobre uma aula de folclore brasileiro. Em particular, ela descreveu a reação de desconforto das crianças quando ela leu o texto de um deus indígena, Jurupari, o Senhor dos Pesadelos, que leva a alma dos índios enquanto dormem e que aparece em sonhos tocando a música que sai dos buracos no seu corpo.

A partir daí, todo o trabalho voltou para a prancheta e comecei uma extensa pesquisa sobre a mitologia indígena e percebi que as entidades da cosmologia indígena tinham características muito comuns aos deuses criados por H.P Lovecraft. Ambas têm natureza claramente sobrenatural e muitas entidades indígenas governaram o mundo segundo seus próprios desígnios e motivações. São entidades incompreensíveis para a humanidade.

São energias que literalmente assumem outras formas quando visitam nosso planeta. Às vezes representam conceitos como elementos da natureza, música, doenças ou a própria fertilidade. São descritos como deuses, criaturas de tamanho poder e idade que faz com que os planetas sejam relativamente jovens em comparação a eles. A mitologia indígena é repleta dessas estranhas presenças, nascidas ou não em nosso mundo, cheias de formas de vida alienígenas. Basicamente o que Lovecraft descreveu em seu legado

Revela o autor

RIO NEGRO 01

1997 - Na bacia do Rio Negro, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) descobriram, acidentalmente, um único exemplar de uma nova espécie de peixe com características que não se encaixam em nenhuma das famílias existentes. Desde então, foram feitas intensas procuras naquela região, sem que nenhum outro exemplar voltasse a ser encontrado. Sem um nome científico, a nova espécie foi batizada apenas como "peixe misterioso".

Quatro anos se passaram e o jovem pesquisador Elton Zuanon e a fotógrafa ambiental Margot Walker embarcam em uma viagem em direção as regiões remotas do rio Negro, após terem recebido uma informação que podem revelar o habitat do peixe misterioso. O que eles não sabem é que a região para onde seguem é conhecida pelas comunidades isoladas que ainda hoje cultuam um antigo Deus-Peixe, chamado pelos nativos de Yurupari Kuwai, o Deus dos pesadelos ..."

 

RIO NEGRO 02

A viagem de Elton, Margot e Abaré continuam pelo RIO NEGRO em busca da localização do raríssimo peixe misterioso. No entanto, desde que embarcou nessa viagem, Margot tem sofrido com pesadelos tão terríveis que a fazem questionar a própria realidade. Ao ser apresentada ao mito do Yurupari Kwai, conhecido como o Senhor dos pesadelos, Margot começa a se perguntar se os pesadelos são apenas uma coincidência ou tem alguma relação com essa entidade ancestral da Amazônia?

 

Serviço:

Edições impressas - ikarow.lojaintegrada.com.br

Comentários